Bibliografia
BNB (Banco do Nordeste do Brasil). Ações para o desenvolvimento do artesanato no Nordeste – relatório. Recife, 2000. 356 p. Disponível em:
http://www.bnb.gov.br/documents/50268/54349/df_2000_relatorio_de_gestao.pdf

BORDADOS DE FILÉ – FELGUEIRAS – DOURO LITORAL. Sexta-feira, 07 de dezembro de 2007. In http://trajesdeportugal.blogspot.com/2007/12/bordados-de-fil-felgueiras-...
CAVALCANTI, Bruno Cesar. “Tem Filé no filó”. In Caderno SABER, suplemento do Jornal Gazeta de Alagoas. Maceió, sábado 05 de julho de 2014, p. 4-5.

DANTAS, Cármen Lúcia. Rendeiras de Riacho Doce. Rio de Janeiro: FUNARTE, CNFCP, 2002.

JULIÃO, André. Gerações de Renda. In REVISTA TAM NAS NUVENS – revista de bordo. São Paulo: Virtu Editora e Produtora Ltda., ano 02, nº 13, janeiro de 2009, pp.62-70.

LIMA, Ronaldo. “Rendas alagoanas são sucesso em todo o país”. In Suplemento do Diário Oficial do Estado de Alagoas. Maceió, sexta-feira 22 de julho de 2011, p. 6.

LIMA JR., Félix. “O Pontal da Barra” in Jornal de Alagoas. Maceió, 02 de setembro de 1962.


“O Trapiche no século XX” in Jornal de Alagoas. Maceió, 21 de outubro de 1962.


LIMA, Ricardo Gomes. Alagoas Rendeira. Rio de Janeiro: IPHAN, CNFCP, 2004.

MAGALHÃES, M. M. de S. Calvet de. Bordados e rendas de Portugal. 3ª Ed. Lisboa: Ministério da Educação Nacional, 1970.

MELO, Marta. “Renda Filé ou Bordado Filé?”. In Caderno SABER, suplemento do Jornal Gazeta de Alagoas. Maceió, sábado 02 de agosto de 2014, p. 8.

PROJETO BORDADO FILÉ EM MACEIÓ E REGIÃO DAS LAGOAS – To. Relatório Pesquisa. PRIME BRASIL para o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas empresas de Alagoas – SEBRAE/AL. Maceió, 2010, 38p.

REVISTA MANEQUIM PONTO CRUZ. São Paulo, nº. 58, novembro de 1999.

REVISTA ON-LINE. Coleção APRENDA FÁCIL.- Renda de Filé. São Paulo, On-line Editora, s.d., ano 1, nº 8.

ROCHA, Anna Carla de Mello. A Economia da Cultura e a Tradição do Filé: desafios do patrimônio cultural em Alagoas. Monografia final de curso de graduação em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Departamento de Ciências Sociais, julho de 2008.

ROCHA, Décio dos Santos e SILVA, Jadimilson Cordeiro. O artesanato da renda de filé no bairro do Pontal da Barra, Maceió: estudo de caso de um patrimônio identitário do ecossistema lagunar Mundaú-Manguaba. Maceió: Departamento de Geografia e Meio Ambiente/UFAL, 2005.

ROCHA, José Maria Tenório. “Filé: graça e riqueza do artesanato alagoano” in Jornal de Alagoas, 25 de janeiro de 1978, Caderno 2, p. 9.

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA DE ALAGOAS – SECULT/AL. O Bordado Filé: patrimônio cultural imaterial de Alagoas - dossiê. [Relatório de instrução técnico-científica elaborado em parceria por UFAL/SEBRAE e integrante do pedido de registro estadual encaminhado pelas associações de artesãs do filé à SECULT/AL]. Maceió: 2013.

SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, ENERGIA E LOGÍSTICA DE ALAGOAS – SEDEC/SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE ALAGOAS – SEBRAE/AL. ICONOGRAFIA ALAGOANA. Maceió: Grafmarques, 2011, 182p. Il. color.

SECRETARIA DE ESTADO DO TURISMO DE ALAGOAS. Mapeamento Cultural Cidades Históricas – Marechal Deodoro, Penedo e Piranhas: caminhos turísticos de Alagoas [Pesquisa e texto de Bruno C. Cavalcanti; Carmen Lúcia Dantas e Rachel Rocha de A. Barros]. Maceió: GRAFMARQUES, 2009, 84p.

SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – SEBRAE-NA/ESPM. Bordados e rendas para cama, mesa e banho : estudos de mercado (Sumário Executivo), 2008.

SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE ALAGOAS – SEBRAE- AL. Inventário Piloto de Ofertas e Oportunidades Turísticas dos Municípios Alagoanos – Região das Lagoas. Maceió, 2005, 264p., Il. color.

SILVA, Paulo Fernando T. de L. Bordados Tradicionais Portugueses. Dissertação de mestrado em design. Universidade do Minho, 2006.

SOUZA, Antônio Teixeira de. Bordados e rendas nos Bragais de Entre Douro e Minho. Lisboa: Programa de Artes e Ofícios Tradicionais, 1994.

VIÉGAS, Osvaldo e GUIMARÃES, Adriana. “Marco Institucional para o Patrimônio Imaterial de Alagoas”. In Caderno SABER, suplemento do Jornal Gazeta de Alagoas. Maceió, sábado 05 de julho de 2014, p. 6.