Marca Alagoana

Região das Lagoas
Indicação Geográfica
Região das Lagoas
O filé de Alagoas é reconhecido nacionalmente como um bordado “rico”, com muitas combinações de pontos numa malha de espaçamento pequeno, sendo essas as suas principais características. As produtoras, chamadas também filezeiras, definem um bom filé comoaquela peça cujo bordado é cheio, rico, intenso e colorido, trabalhado numa malha de pequeno espaçamento, que varia de oito milímetros a um centímetro e meio. Isso nem sempre é identificado pelo comprador e turista que, normalmente, não percebe essa diferença em relação a um bordado de baixa qualidade.
Uma vez que grande parte de seu comércio se deve ao turismo, problemas advindos da aquisição de uma peça de baixa qualidade (desgaste muito rápido, desbotamento de cores, manchas etc.) podem ser prejudiciais ao prestígio do filé alagoano e a toda produção por ventura vinculada à origem desse produto.

O recente registro do Filé como Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas foi uma decisão importante do Conselho Estadual de Cultura, ocorrendo num momento especial de crescimento de sua presença no mercado nacional.

Explore algumas peças com bordado filé